BIOANALISES-Banner_blog-mes-das-maes

Você mãe, você mulher, já realizou seu check-up ginecológico?

Fala Drª Ivonne Fernandez!

No que tange números de atendimentos em meu consultório, atendo dois casos diferentes com maior frequência… Mulheres que se queixam de inflamações Genitais e as que são atendidas visando a realização de um check-up ginecológico.

Das inflamações destaco 3 casos mais recorrentes:

  • Candidiase: Doença causada por um fungo que já está presente em pequenas quantidades no organismo da mulher. Porem a infecção se configura quando as mulheres estiverem com a saúde debilitada, imunidade baixa entre outros fatores.
  • Vaginite: Nada mais é que a inflamação infecciosa ou não infecciosa da mucosa vaginal. O sintoma que torna o entendimento dessa doença mais claro é o corrimento vaginal.
  • Gardnerella: Uma bactéria que já faz parte da flora vaginal, mas que quando entra em desequilíbrio causa um distúrbio denominado de vaginose bacteriana, e é muito comum nas mulheres. A Gardnerella se configura pelo mau odor vaginal e a produção de corrimento. Cuidados com a higiene e no relacionamento sexual são fundamentais.

Eu sempre recomendo as minhas pacientes que nesses casos deixem a vaidade de lado e procurem sempre equilibrar a saúde genital.
O uso de roupas leves e confortáveis, a substituição pela calcinha de algodão deixando de lado as de lycra super apertadas e acaloradas.

A segunda maior incidência de solicitações vindas de pacientes é a de solicitações de exames denominados de check up ginecológico. Nesse eu destaco 3 exames fundamentais…
Transvaginal: Exame de ultrassom vaginal indicado para identificar doenças como a endometriose. EM gestantes é muito importante para avaliar o tempo e o desenvolvimento da gestação.
Mamografia: Exame radiográfico que detecta, entre outras coisas, o câncer de mama.
Papanicolau ou preventivo: Exame preventivo que serve para detectar alterações nas células uterinas. O câncer do colo do útero é uma das doenças detectadas por esse exame.

RECOMENDAÇÕES DA MÉDICA:
Falo sempre para as minhas pacientes, principalmente as mais novas, e ratificada pelo CRGO, ou seja, é uma recomendação embasada do Conselho Regional de Ginecologia e Obstetrícia.
Mulheres, não é recomendado raspar, depilar, retirar seus pelos Pubianos. Isso altera e compromete a proteção natural oferecida pelo nosso organismo. Aliando o fator estético ao fator saudável, o recomendado é aparar esses pelos. Então eu indico para minhas amadas pacientes que utilizem uma tesoura higienizada para realização do procedimento.

A Drª Ivonne Fernandez de Souza é de nacionalidade Panamenha, formada pela UFMG em Belo Horizonte e atende todas as Segundas Feiras das 8H às 11H na Clinica Doctor Leo que fica na Rua Augusto de Vasconcelos, 606, Campo Grande.

Carrinho de compras
15585

Opa! Precisa de uma mãozinha?

Tem alguma dúvida sobre o exame?
Clique abaixo e fale com a gente pelo WhatsApp.