Dia Mundial da Saúde

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente em 07 de abril, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data escolhida é a mesma da fundação da OMS, sendo que a instituição nasceu em 1948 e a data passou a ser comemorada em 1950.

O intuito de ter um marco anual para a saúde é mobilizar apoio para a conscientização, ação e pesquisa sobre as prioridades globais, promovendo a boa saúde e bem estar para todos. O principal conceito abordado é o próprio lema da OMS: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Anualmente, a instituição elege um assunto específico com o objetivo de conscientizar indivíduos do mundo todo sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população em geral.

Em 2021, este ano, o tema da campanha é Construindo um mundo mais justo e saudável” focado principalmente na pandemia da COVID-19 e nos abismos sociais que foram intensificados com a presença do novo coronavírus. Os esforços da OMS pretendem deixar claro que diversos grupos em todo o planeta têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, lutam para sobreviver com renda mínima,  não contam com condições seguras de moradia e educação de qualidade, vivem com menos oportunidades de emprego e sem um salário digno, têm difícil acesso a água e ar limpos e enfrentam, diariamente, a insegurança alimentar, mas essas questões precisam ser sanadas.

Vale ressaltar que os grupos que mais são atingidos por essas desvantagens, geralmente, são os mesmos que são vítimas de discriminação de gênero e étnica. Tudo isso leva ao sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura.

A COVID-19 atingiu todos os países, mas seu impacto mais severo se deu nas comunidades mais vulneráveis. A entidade deixa um apelo para que os governos monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todos tenham acesso a serviços de qualidade quando e onde precisarem.

No dia 07 de abril de 2021, a OMS promoveu um Painel Virtual do Dia Mundial da Saúde, com a temática: Construindo um mundo mais justo, equitativo e saudável após COVID-19 na região das Américas.

O que fazer durante e após a pandemia

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, afirmou que a COVID-19 “exacerbou as desigualdades entre os países e dentro deles”. A autoridade internacional em saúde indicou possíveis caminhos capazes de reverter o cenário de abismos, publicando uma sequência de prioridades que devem ser adotadas em nível global para que a desejada equidade na saúde seja atingida, tanto durante a pandemia quanto depois:

  • Investir na produção equitativa e no acesso às ferramentas de combate à COVID-19;
  • Investir em cuidados primários de saúde;
  • Priorizar saúde e proteção social;
  • Construir bairros seguros, saudáveis e inclusivos;
  • Melhorar os sistemas de dados e informações de saúde.
Carrinho de compras
15585

Atenção!

Após efetuar a compra um atendente Bioanálises entrará em contato para confirmar a data do exame.

× Como posso te ajudar? Available from 00:00 to 23:59 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday